Pular para o conteúdo principal

Maus hábitos pessoais influenciam diretamente sua carreira. Cuidado!

Priscyla de Gouveia
"Um único hábito ruim não é provável que você seja demitido imediatamente, mas o efeito acumulativo ao longo do tempo pode”, adverte a diretora da University of Texas e autora do livro “You Majored in What? Mapping Your Path from Chaos to Career”, Katherine Brooks, em uma tradução livre “Você se formou em quê? Mapeando seu caminho do caos à uma carreira"
Especialistas em comportamento afirmam que maus hábitos são respostas que foram reforçadas por repetição e que um mau hábito não desaparece, deve ser substituído por um novo hábito positivo.
Quando entramos no mercado de trabalho, mesmo que não percebamos, levamos nossos maus hábitos conosco e o grande problema está em não termos consciência disso. Maus comportamentos de uma pessoa causam desconforto à toda a equipe e muitas vezes chega até a comprometer os resultados.
Dependendo da cultura e do segmento da empresa, os maus hábitos tem pesos diferentes, mas existem aqueles que todos os especialistas apontam como críticos:

- PROCRASTINAÇÃO
Deixar tarefas para depois e correr no final do prazo, pode impor às pessoas que trabalham com você o mesmo ritmo e isso é injusto e desrespeitoso com quem se programou. Com o tempo, você perderá importantes colaboradores além de comprometer os seus próprios resultados. 

- DESORGANIZAÇÃO
A produtividade está diretamente ligada à organização. “Tentar ser produtivo num espaço de trabalho caótico é tão eficaz quanto tentar caminhar com os pés amarrados.”

- CULTIVE RELACIONAMENTOS
“Embora a independência seja boa em algumas situações ou quando a concentração é necessária, geralmente as pessoas precisam saber se comunicar se fazem parte de uma equipe de trabalho. Se você não é visto como um bom jogador, não terá apoio dos seus colegas quando surgirem problemas”, revela Brooks.

- CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA
Mentiras habituais, reclamações constantes e fofocas podem acender a luz amarela dos outros com relação à você. Tome cuidado! A máxima “quem fala mal pra você, fala mal também de você” é uma verdade no ambiente corporativo também. Não coloque sua confiabilidade em risco, na dúvida, não fale nada.



Priscyla de Gouveia
missao.lamparina@gmail.com

Sou uma publicitária de formação com especialização em Artes Gráficas e Engenharia de Embalagem e completamente apaixonada por arte, tintas e principalmente, papel. Recursos Humanos tem sido muito atraente nos ultimos tempos, principalmente porque tomei consciência que posso fazer alguma coisa por alguém.
Trabalhei  por 8 anos no mercado de embalagem e depois decidi que era hora de seguir um caminho diferente. Com meu marido criei a Missão Lamparina, uma Consultoria em Desenvolvimento de Embalagens e nas horas vagas, faço geléias da marca DaMadá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já tem perfil no Linkedin?

Kelly Gabelhere " Quanto maior for a sua interatividade na rede, mais visibilidade o seu perfil terá para os Recrutadores e possíveis futuros chefes. Pense na mesma lógica das outras redes sociais que conhecemos: quem não é visto, não é lembrado."   O Linkedin é hoje a maior rede social com objetivos profissionais que se tem disponível na internet. É como um currículo online ou, por que não dizer, é um Facebook das relações de trabalho. Como Recrutadora, já trabalho com o Linkedin há alguns anos e até hoje eu ouço um comentário recorrente: “o Linkedin só serve para pessoas com cargos de chefia e executivos.” É bem verdade que nos primeiros anos do Linkedin no Brasil era perceptível uma forte presença de profissionais com cargos de liderança. Mas aos poucos a novidade foi se espalhando para públicos mais diversificados. De Estagiários a Diretores, passando por todas as variações hierárquicas possíveis, profissionais liberais, freelancers, todo mundo está tratand...

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Um rumo, uma decisão importante!

Rachel Amâncio Um rumo, uma decisão importante!  "Use o tempo que for necessário para decidir, não faça com que o tempo seja um dificultador e sim um colaborador ao processo" Por mais que não pareça todos os dias tomamos decisões de menor e maior complexidade. Desde o momento em decidimos se vamos mesmo levantar da cama quando o despertador toca ou se vamos colocar mais 5 minutinhos, escolha se vai tomar banho ou não, se vai lavar o cabelo ou não porque já está em cima da hora, qual tipo de roupa vai escolher para o dia, se vai tomar o ônibus cheio mesmo ou se vai esperar o próximo, e por ai vai... Acredito que você não deve parar para pensar a todo momento as decisões que toma ao longo do dia, mas acredite são várias. Conforme vamos amadurecendo, e essa não e uma atividade fácil nem indolor, temos que tomar mais decisões além desses exemplos que citei acima. Ou seja, além de tomar as decisões simples do dia a dia, precisamos decidir qual rumo tomar p...