Pular para o conteúdo principal

10 erros para fugir na hora de fazer seu perfil no Linkedin

Uma rede social profissional requer perfil e aspecto igualmente profissionais; confira e evite gafes no seu resumo de currículo


Recrutadores analisam a rede social e costumam analisar profissionalmente o perfil dos candidatos. Imagem IStock
Se você está atrás de um emprego e conta com o Linkedin para alcançar seu objetivo, é bom passar uma impressão adequada na rede social para assuntos profissionais. Alguns aspectos são importantes para passar seriedade e para, quem sabe, captar a atenção do recursos humanos ou do próprio empregador. 
Mas há também a lista do que evitar e deixar exposto no perfil e no resumo do currículo. O "inc.com" publicou uma lista com uma série de dicas e o iG separou as 10 mais importantes para você não estragar uma oportunidade mesmo antes de chegar a uma entrevista de emprego:

1. Aquele e-mail antigo

Todo mundo tem um e-mail da época de quando era adolescente ou mesmo da época do acesso discado à internet. De uso estritamente pessoal, o endereço é muitas das vezes composto por abreviações e/ou apelidos. Manter essa conta é direito de cada um, mas é um erro colocá-lo à disposição no Linkedin. Aos olhos do mercado de trabalho, isso pode passar uma impressão bastante antiprofissional. 

2. Experiência em que?

Tudo na vida tem um propósito e traz aprendizados, sem dúvidas. No entanto, trabalhos de verão e viagens de lazer não vão acrescentar muita coisa para quem visualizar o seu perfil. Por conta disso, essas tarefas não precisam estar na sua lista de experiência.

3. Linkedin não é WhatsApp

Encare a rede social para negócios como uma carta de apresentação para uma empresa na qual você deseja muito trabalhar. Então evite gírias, abreviações e – atenção! – não deixa passar erros de gramática. Revise mais de uma vez para evitar essa gafe.

4. Não prolongue para o lado pessoal

 Informações como data de nascimento, etnia, afiliação política ou religiosa, razões pelas quais saiu ou foi mandado embora no emprego anterior. Anotou? Seleciona tudo isso e pressiona "delete".

5. Seu hobby não interessa

É sério! Você não está em um bar conversando com alguém sobre como admira esportes radicais ou gasta três horas em um café da livraria da esquina da sua rua. Ninguém ali está ligando para esse tipo de informação.  

6. Telefone residencial

Ao invés de deixar seu número de casa, coloque no seu perfil o seu contato de telefone celular. Para o empregador, é mais válido um meio pelo qual ele possa te encontrar a qualquer hora, seja lá onde você estiver.

8. Mais de uma página

Escrever é cortar. Hierarquize as suas principais informações e evite ao máximo ter que escrever "o resto" em uma segunda página. O nome já diz: é o resto.

9. Foto ostentação

Facebook, Instagram, Snapchat. Listamos aqui algumas das redes sociais nas quais cada um deve postar e comentar o que bem entender. No Linkedin também, mas a recomendação é uma foto mais sóbria, com menos biquíni, sunga e praia.

10. "Resumo:"

Precisa dizer que é desnecessário? Escrever "Resumo:" para titular um resumo é, no mínimo, óbvio. 



Artigo originalmente publicado por www.economia.ig.com.br/carreiras

social
fechar ×
ver mais antigos
comentários
fechar ×

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Estou endividado, e agora?

Cynthia Aguiar Recentemente assistindo a um programa de TV, fizeram a seguinte pergunta a um consultor financeiro. “Sou considerada uma endividada mesmo pagando todas as minhas contas em dia?” Em tempos de crise o fantasma do endividamento tem preocupado milhares de famílias pelo Brasil afora, porém vamos a análise da pergunta. Primeiramente o que é ser endividado. Segundo o dicionário Aurélio “endividar” significa ato ou efeito de endividar ou de se endividar, encher-se de dívidas, contrair obrigações. Isso mesmo, por mais que suas dívidas entejam sendo pagas no tempo certo, o fato de possuí-las ou contraí-las o torna um endividado. Calma, que isso também não é o fim do mundo. Desde que você saiba controlar suas dívidas. E como fazer isso? Você pode não acreditar, mas existe toda uma sistemática por trás do ato de consumir.  Então antes de comprar ou consumir algo faça as seguintes perguntas a si mesmo. 1º) Eu preciso? É prioridade no momento? Se não, espera um ...

Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços?

Cyntia Aguiar Em tempos de crise a administração do orçamento doméstico tem se tornado um verdadeiro malabarismo. Um tal de tira daqui, espreme ali e economiza acolá, mas chega uma hora que não sabemos mais aonde economizar. E é aí que eu te pergunto: Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços? Primeiramente, pacote de serviço é tudo aquilo que adquirimos no dia a dia não sendo enquadrado como bens materiais, sejam eles móveis ou imóveis, consumíveis ou não, que adquirimos em forma de prestação de serviço, exemplo: conta de telefone fixo ou móvel, TV a cabo, serviços bancários, lavanderia, diarista, etc. Conta de água e luz não são considerados serviços, pois algo foi comprado, porém o serviço de transmissão de energia e de saneamento estão embutidos nas contas. Mas como reverter essa situação a seu favor? Ou seja, como fazer essas empresas de serviços trabalhar a nosso favor? Não se esqueça que nosso País está atravessando um período de cautela econômico-...