Pular para o conteúdo principal

Evite gafes nas redes sociais que podem custar seu emprego (atual ou novo!)

As redes sociais já não são mais territórios frequentados apenas por amigos e familiares. Empresas e consultorias de Recursos Humanos recorrem às plataformas para avaliar de que forma as pessoas se comportam fora do ambiente corporativo e como se expõem nesses canais.

De acordo com pesquisa do Instituto-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRIC), realizada com 623 executivos, o acompanhamento das atitudes digitais não se restringe ao processo de seleção, mas se estende durante toda permanência do profissional no cargo. Portanto, zelar pela reputação profissional online deve ser um exercício constante.
A pedido do Olhar Digital, Rafael Souto, CEO da empresa de planejamento de carreira Produtive, elaborou seis dicas que ajudam a evitar deslizes que possam arranhar sua imagem corporativa e, em caso mais grave, custar até seu emprego:

Expor fotos e imagens constrangedoras

 

Antes de publicar ou compartilhar fotos, avalie o teor desses materiais. Evite postar registros com conteúdo sexual, roupas inadequadas, trajes de banho ou que envolvam bebidas. Por mais que as imagens remetam a momentos pessoais, e que, em tese, nada têm a ver com a sua vida profissional, elas podem levar a interpretações distorcidas, como uma postura superficial e displicente.

Citações negativas à empresa ou ao gestor

 

Falar mal de colegas, gestores ou da empresa – seja da atual ou não – é uma das atitudes mais prejudiciais que o profissional pode adotar nas redes sociais. Se algo o incomoda, trate a questão diretamente com o seu gestor ou com a área de Recursos Humanos. Jamais exponha assuntos da empresa no ambiente virtual. Além de correr o risco de ser descoberto, sua imagem ainda pode sair arranhada no mercado, fazendo com que você tenha dificuldade de conseguir uma nova colocação futuramente.

Desabafos

 

Algumas pessoas usam as redes sociais apenas para reclamar – seja do trânsito, da família, do trabalho, da situação financeira, que o time perdeu, etc. O comportamento virtual traduz muito as atitudes que o indivíduo emprega em seu dia a dia. Ninguém gosta de conviver com pessoas negativas e mal-humoradas. Então, afaste-se do pessimismo nas redes.

Erros de português

 

É comum que as pessoas utilizem uma linguagem mais informal no ambiente on-line. Mas, para preservar a imagem profissional, é fundamental não deixar de lado as normas ortográficas, de pontuação e de conjugação verbal. As empresas estão atentas a seus movimentos virtuais e o fato de não escrever corretamente pode comprometer sua imagem.

Comentários polêmicos

 

Fugir de assuntos com temáticas polêmicas, como religião, futebol e política é uma das principais recomendações para que as pessoas não se exponham negativamente nas redes. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada: de nada adianta não postar este tipo de conteúdo, mas curtir opiniões de terceiros sobre assuntos espinhosos. Lembre-se: as empresas estão atentas a tudo e elas não querem associar sua marca institucional a temas polêmicos e preconceituosos.

Cuidado com os rastros digitais

 

Antes de publicar, comentar ou curtir algum conteúdo, reflita o quão relevante aquilo pode ser para a sua atuação profissional e, principalmente, quais consequências poderá trazer para a sua carreira. Não se esqueça que você pode não conseguir mais excluir o que postou, já que alguém pode ter compartilhado. Há diversos casos – que se tornaram públicos, inclusive – de profissionais que se posicionaram de forma preconceituosa e totalmente contrária aos valores da empresa em que atuam e que terminaram desligados da corporação.
Fonte: Olhar Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Estou endividado, e agora?

Cynthia Aguiar Recentemente assistindo a um programa de TV, fizeram a seguinte pergunta a um consultor financeiro. “Sou considerada uma endividada mesmo pagando todas as minhas contas em dia?” Em tempos de crise o fantasma do endividamento tem preocupado milhares de famílias pelo Brasil afora, porém vamos a análise da pergunta. Primeiramente o que é ser endividado. Segundo o dicionário Aurélio “endividar” significa ato ou efeito de endividar ou de se endividar, encher-se de dívidas, contrair obrigações. Isso mesmo, por mais que suas dívidas entejam sendo pagas no tempo certo, o fato de possuí-las ou contraí-las o torna um endividado. Calma, que isso também não é o fim do mundo. Desde que você saiba controlar suas dívidas. E como fazer isso? Você pode não acreditar, mas existe toda uma sistemática por trás do ato de consumir.  Então antes de comprar ou consumir algo faça as seguintes perguntas a si mesmo. 1º) Eu preciso? É prioridade no momento? Se não, espera um ...

Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços?

Cyntia Aguiar Em tempos de crise a administração do orçamento doméstico tem se tornado um verdadeiro malabarismo. Um tal de tira daqui, espreme ali e economiza acolá, mas chega uma hora que não sabemos mais aonde economizar. E é aí que eu te pergunto: Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços? Primeiramente, pacote de serviço é tudo aquilo que adquirimos no dia a dia não sendo enquadrado como bens materiais, sejam eles móveis ou imóveis, consumíveis ou não, que adquirimos em forma de prestação de serviço, exemplo: conta de telefone fixo ou móvel, TV a cabo, serviços bancários, lavanderia, diarista, etc. Conta de água e luz não são considerados serviços, pois algo foi comprado, porém o serviço de transmissão de energia e de saneamento estão embutidos nas contas. Mas como reverter essa situação a seu favor? Ou seja, como fazer essas empresas de serviços trabalhar a nosso favor? Não se esqueça que nosso País está atravessando um período de cautela econômico-...