Pular para o conteúdo principal

Novo Acordo Ortográfico já está valendo

letrinhas
Começou a valer em 1º de janeiro de 2016 o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O objetivo é unificar as regras do português em todos os países que têm a língua como idioma oficial.
Saiba como escrever corretamente a partir de agora com algumas dicas.
Voo, enjoo, creem e leem
Palavras terminadas em “oo(s)” e “eem” perderam o acento circunflexo.
Ideia e joia
Também perderam o acento agudo os ditongos abertos “éi” e “ói” em paroxítonas. Assim, não devemos mais acentuar palavras como “ideia”, “joia” e “assembleia”.
Para e pelo
Caiu, também, o acento diferencial para palavras com mais de um significado. Antes do acordo, o acento em “pára” mostrava tratar-se do verbo “parar”. Agora, o acento não deve mais ser usado.
Feiura
A vogal tônica do hiato formado com ditongo decrescente perdeu o acento agudo. Assim, a palavra “feiúra” passou a ser “feiura”.
Mão de obra
Perderam o hífen palavras compostas com elemento de conexão. Agora, o correto é “mão de obra”, “dia a dia” e “passo a passo”.
Pinguim e linguiça
A trema foi abolida do português, permanecendo apenas em derivados de nomes estrangeiros. Palavras como “pinguim”, “linguiça” e “frequente”passaram a ser escritas sem a acentuação.
Autorretrato
Com o novo padrão, deve-se duplicar a letra se o segundo elemento das palavras com prefixos dissílabos terminados em vogal começar com S ou R, como em “autorretrato” e “minissaia”.
Procure saber todas as regras e consulte um livro sempre que necessário. 

Fonte: ww.avblog.biz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Estou endividado, e agora?

Cynthia Aguiar Recentemente assistindo a um programa de TV, fizeram a seguinte pergunta a um consultor financeiro. “Sou considerada uma endividada mesmo pagando todas as minhas contas em dia?” Em tempos de crise o fantasma do endividamento tem preocupado milhares de famílias pelo Brasil afora, porém vamos a análise da pergunta. Primeiramente o que é ser endividado. Segundo o dicionário Aurélio “endividar” significa ato ou efeito de endividar ou de se endividar, encher-se de dívidas, contrair obrigações. Isso mesmo, por mais que suas dívidas entejam sendo pagas no tempo certo, o fato de possuí-las ou contraí-las o torna um endividado. Calma, que isso também não é o fim do mundo. Desde que você saiba controlar suas dívidas. E como fazer isso? Você pode não acreditar, mas existe toda uma sistemática por trás do ato de consumir.  Então antes de comprar ou consumir algo faça as seguintes perguntas a si mesmo. 1º) Eu preciso? É prioridade no momento? Se não, espera um ...

Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços?

Cyntia Aguiar Em tempos de crise a administração do orçamento doméstico tem se tornado um verdadeiro malabarismo. Um tal de tira daqui, espreme ali e economiza acolá, mas chega uma hora que não sabemos mais aonde economizar. E é aí que eu te pergunto: Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços? Primeiramente, pacote de serviço é tudo aquilo que adquirimos no dia a dia não sendo enquadrado como bens materiais, sejam eles móveis ou imóveis, consumíveis ou não, que adquirimos em forma de prestação de serviço, exemplo: conta de telefone fixo ou móvel, TV a cabo, serviços bancários, lavanderia, diarista, etc. Conta de água e luz não são considerados serviços, pois algo foi comprado, porém o serviço de transmissão de energia e de saneamento estão embutidos nas contas. Mas como reverter essa situação a seu favor? Ou seja, como fazer essas empresas de serviços trabalhar a nosso favor? Não se esqueça que nosso País está atravessando um período de cautela econômico-...