![]() |
Lucia Renata |
Muitas pessoas tem dúvidas quanto a ordem de apresentação das
informações no currículo e essa ordem é essencial para que o recrutador já
identifique logo de inicio o que está procurando, assim facilitando o trabalho
dele estamos nos beneficiando também.
A sequencia das informações segue abaixo:
Dados pessoais:
Nome completo, endereço completo ou
apenas o nome da cidade residente, dados para contato atualizados como
telefones e e-mails.
Nesse campo podemos colocar um Link
para redes sociais relacionadas a empregabilidade, mas muito cuidado com o seu
perfil.
Objetivo:
Formação (Acadêmica, Técnica ou Escolar)
Nesse campo, existem pessoas que erram com facilidade, mas é muito simples, se você tem formação escolar que vai até o Ensino Médio o antigo Colegial, é só mencionar o título como Formação Escolar, descrever se é completo ou incompleto, o nome da instituição de ensino que cursou ou finalizou e a data final.
Em caso de Formação Técnica, o procedimento é o mesmo, mas não preciso mencionar que fez a formação escolar, pois somente a Técnica basta.
Formação Acadêmica segue o mesmo padrão, só menciono a Formação técnica se ela tem a ver com a minha Formação Acadêmica, caso forem áreas muitos distintas não é preciso mencionar as duas informe somente a do Objetivo atual.
Sempre que mencionar uma Formação deixe a atual sempre em primeiro lugar e as demais em ordem cronológica.
Exemplo:
Pós-Doutorado – 2004
Doutorado – 2003
Mestrado – 2002
Pós-Graduação – 2001
Graduação – 2000
Resumo de Qualificações:
Nesse campo você “venderá o seu peixe”, aqui você precisa desenvolver um texto coeso e sucinto das suas atividades profissionais que sejam relevantes ao seu Objetivo Atual.
Muitas pessoas colocam coisas aqui e tem um Objetivo contrário isso não ajuda nem um pouco na triagem do seu CV pelo recrutador.
Temos que pensar que um recrutador recebe em média uns 100 CV’s ao dia, então ele não tem como “adivinhar” as informações, a nossa obrigação como candidatos a uma vaga é deixar a leitura do nosso CV, que é a nossa apresentação pessoal e profissional mais “vistosa” possível para que seja “retirado da pilha de CV’s” para a leitura e futura seleção.
O maior erro dos candidatos é esse achar que o outro tem que “adivinhar” e ele não tem e quem perde com isso é o próprio candidato. Eu brinco dizendo que procurar trabalho dá trabalho e é isso mesmo. Só quem tem o trabalho e dedicação de fazer um bom CV, apresentável de boa leitura e entendimento, consegue um bom emprego.
Então voltamos ao Resumo de qualificações, aqui você precisa escrever todas as suas atividades relacionadas ao seu Objetivo, ter estudado a empresa, missão, visão e valores, para quem você irá enviá-lo e ler com atenção a descrição da vaga e encaixar as suas informações com as informações solicitadas pela empresa de modo assertivo.
Esse trabalho é para cada vaga que você enviar, não pense que você fará um modelo de currículo apenas e vai alterar apenas o Objetivo com a competitividade dos dias atuais isso não cola mais, você ficará para trás, o que cola mesmo é você ser esperto e ficar ligado no que as pessoas estão pedindo de você e você informar tudo direitinho no seu CV, então cada vez que você enviar um CV já sabe, estude bem para onde você vai enviar, tenha cuidado com seus dados, não faça SPAM, pois você não sabe quem pode pegar seus dados.
Fique sempre alerta!
Atividades Profissionais:
Nesse campo você colocará as 03 ou 04 últimas atividades profissionais que trabalhou em ordem cronológica, sempre a última primeiro.
Em caso que possuir mais de um cargo na mesma empresa informe a sua evolução, exemplo entrou como auxiliar administrativo e saiu como analista comece com a entrada e saída da empresa e depois descreva as datas dos cargos, como segue o exemplo abaixo:
Nome da empresa Março/2011 – Março/2016
Analista Administrativo Março/2013 – Março/2016
Assistente Administrativo Março/2012 – Março/2013
Auxiliar Administrativo Março/2011 – Março/2012
Nesse campo também podemos apresentar em nosso CV os Resultados obtidos em casa empresa que você trabalhou, informe de maneira bem clara e objetiva ganhando assim mais atenção e destaque ao seu CV
Cursos de Aperfeiçoamento:
Nesse campo você irá descrever todos os cursos de aperfeiçoamento que fez com base no seu Objetivo Atual.
Não coloque cursos que não tenha a ver com o seu Objetivo atual ou que estão muito defasados como exemplo: datilografia em 1978.
Em caso de ter muitos cursos, uso o bom senso conforme a descrição de cada vaga que enviar.
Claro que cada caso é um caso, exemplo no caso de um CV de Jovem aprendiz, pode colocar todos os cursos mesmo que não um não tenha nada a ver com o outro, já em CV’s profissionais que tenha um Objetivo claro trabalhe dentro desse objetivo, em caso de transição de carreira, também vamos trabalhar no foco atual, sempre mantendo o bom senso.
Também descreva os cursos de modo cronológico sendo o atual primeiro, segue exemplo:
Técnicas de Atendimento – Nome da Instituição – xx horas – Março/2016
Rotinas de escritório – Nome da Instituição – xx horas – Março/2015
Pacote Office – Nome da Instituição – xx horas – Março/2014.
Mantenha sempre as informações atualizadas e o mais importante mantenha-se sempre atualizado isso sempre conta a seu favor.
Outras Atividades (se tiver para mencionar)
Em caso que queria mencionar atividades correlatadas como viagens internacionais, atividades de transição de carreira.
Atividades Voluntárias.
Mencionar aqui atividades de modo voluntário.
OBS: mencionar idiomas, sistemas ou no campo resumo de qualificações ou Cursos ou criar campo IDIOMAS se quiser, nesse caso fica depois dos cursos de aperfeiçoamento.)
Arial 11 para o corpo do CV, nome pode chegar ao tamanho 16 sem Negrito ou 12 com negrito.
Títulos podem ser 11 com negrito ou traço de separação dependendo das informações de cada cliente.
Espero que tenham gostado dessas dicas.
Em caso de dúvidas ou prestação de serviço entre em contato.
Lúcia
Renata - Orientação Profissional
Consultora
de RH - Coach Carreira - ISOR
www.rhnetworking.com.br
Comentários