![]() |
Cynthia Aguiar |
Recentemente assistindo a um programa de TV, fizeram a seguinte pergunta a um consultor financeiro. “Sou considerada uma endividada mesmo pagando todas as minhas contas em dia?”
Em tempos de crise o fantasma do endividamento tem preocupado milhares de famílias pelo Brasil afora, porém vamos a análise da pergunta. Primeiramente o que é ser endividado.
Segundo o dicionário Aurélio “endividar” significa ato ou efeito de endividar ou de se endividar, encher-se de dívidas, contrair obrigações.
Isso mesmo, por mais que suas dívidas entejam sendo pagas no tempo certo, o fato de possuí-las ou contraí-las o torna um endividado.
Calma, que isso também não é o fim do mundo. Desde que você saiba controlar suas dívidas.
E como fazer isso? Você pode não acreditar, mas existe toda uma sistemática por trás do ato de consumir.
Então antes de comprar ou consumir algo faça as seguintes perguntas a si mesmo.
1º) Eu preciso? É prioridade no momento? Se não, espera um pouquinho que a vontade passa.
2º) Tenho condições financeiras no momento para tal consumo? Não tenho, mas preciso realizar tal compra.
3º) As parcelas cabem no meu orçamento? Se não cabem, não compre. Se organize primeiro para depois adquirir tal dívida.
O endividamento passa de fantasma à monstro quando não planejado, virando uma dívida desgovernada, podendo levar uma pessoa ao caos financeiro.
Como eu disse anteriormente possuir ou contrair uma dívida não é o problema, até porque tudo que adquirimos a prazo se converte em uma obrigação de pagamento, que em outras palavras é uma dívida. O problema seria o não pagamento das dívidas contraídas.
Tenha como hábito o planejamento.
Se é difícil, pense em como seria viver sem o crédito, cheque especial, cartão de crédito e empréstimos pré-aprovados. Esse é um exercício de reestruturação financeira, viver sem o crédito, aprendendo assim a gastar apenas o que se ganha e o que se tem.
Então pense sempre antes de consumir... “Eu preciso disso???”
Até mais
Cyntia Aguiar
Contadora, Docente na área de Gestão e Negócios e Educação Fiscal no Senac Santo André e proprietária da CNAguiar Treinamentos.
Comentários