Pular para o conteúdo principal

Vale a pena mesmo estudar?

Rachel Amâncio
Tenho ouvido muito algumas frases assim: “estudar pra que? Vou fazer brigadeiro que meu salário será maior” ou “porque eu fui estudar, agora, trabalho 10 horas por dia e não ganho o mesmo de quem abriu uma cafeteria ou coisa qualquer”, “vou abrir um negócio, seja ele qual for, que vou ganhar mais dinheiro e serei mais feliz do que sou hoje no meu trabalho formal e nem precisarei especialização”. Você pensa assim também?
Antes de ter uma opinião formada a respeito disso precisamos entender que tipo de formação estamos falando. Existem várias formas de interpretar, então para simplificar vou resumir. Quando falamos de formação acadêmica estamos pensando em algo formal, dentro de sala de aula, com professor e muitas vezes alguns anos de estudo. Quando falamos de formação pura e simples, envolve, além do estudo básico, a formação cultural familiar (cada uma tem a sua e é indiscutível). Agora, existe um outro termo que chamamos de qualificação. Aí está a questão que muitos acabam esquecendo. A qualificação pode ser um curso presencial, um curso online, com muitas ou poucas horas, meses e anos, um workshop, uma palestra ou até mesmo tudo isso junto e misturado. Porque quanto mais qualificado você está, mais chances você tem de ou ser um empreendedor de sucesso ou ter uma carreira brilhante em uma organização/instituição. 
Essa qualificação é o que está por traz do sucesso daquela pessoa que vende brigadeiro ou tem uma cafeteria. O que elas tem em comum? Base. Base de que? De estudo!
Os aventureiros que não possuem base são apenas aventureiros, vivendo risco diário por falta de estudo. Faça um teste e pergunte para aqueles que você conhece que não deram certo. Tenho certeza que você também conhece essas pessoas e não só as que deram super certo! Percerá que a grande maioria não se qualificou e apenas se aventurou.
Portanto, é necessário qualificar-se independente do que se propõe a fazer. E se você realmente se propôs a fazer e almeja o sucesso, certamente precisará de base e base é o que? Estudo!
Então, vale a pena. Bora estudar!!!! 

Contato: inspirar.acao@gmail.com
Rachel Amancio, Psicóloga e com MBA em Recursos Humanos. Há mais de 10 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais na área de Gestão de Pessoas.
br.linkedin.com/in/rachelamancio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já tem perfil no Linkedin?

Kelly Gabelhere " Quanto maior for a sua interatividade na rede, mais visibilidade o seu perfil terá para os Recrutadores e possíveis futuros chefes. Pense na mesma lógica das outras redes sociais que conhecemos: quem não é visto, não é lembrado."   O Linkedin é hoje a maior rede social com objetivos profissionais que se tem disponível na internet. É como um currículo online ou, por que não dizer, é um Facebook das relações de trabalho. Como Recrutadora, já trabalho com o Linkedin há alguns anos e até hoje eu ouço um comentário recorrente: “o Linkedin só serve para pessoas com cargos de chefia e executivos.” É bem verdade que nos primeiros anos do Linkedin no Brasil era perceptível uma forte presença de profissionais com cargos de liderança. Mas aos poucos a novidade foi se espalhando para públicos mais diversificados. De Estagiários a Diretores, passando por todas as variações hierárquicas possíveis, profissionais liberais, freelancers, todo mundo está tratand...

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Um rumo, uma decisão importante!

Rachel Amâncio Um rumo, uma decisão importante!  "Use o tempo que for necessário para decidir, não faça com que o tempo seja um dificultador e sim um colaborador ao processo" Por mais que não pareça todos os dias tomamos decisões de menor e maior complexidade. Desde o momento em decidimos se vamos mesmo levantar da cama quando o despertador toca ou se vamos colocar mais 5 minutinhos, escolha se vai tomar banho ou não, se vai lavar o cabelo ou não porque já está em cima da hora, qual tipo de roupa vai escolher para o dia, se vai tomar o ônibus cheio mesmo ou se vai esperar o próximo, e por ai vai... Acredito que você não deve parar para pensar a todo momento as decisões que toma ao longo do dia, mas acredite são várias. Conforme vamos amadurecendo, e essa não e uma atividade fácil nem indolor, temos que tomar mais decisões além desses exemplos que citei acima. Ou seja, além de tomar as decisões simples do dia a dia, precisamos decidir qual rumo tomar p...