Pular para o conteúdo principal

Dica para enviar CURRICULO por e-mail

Lucia Renata

Nickname*



Uma atenção em especial para ao nome, nickname, do e-mail que você envia seu currículo para as empresas, pois muitas vezes o seu currículo nem chega a ser visto pelo recrutador por motivos quase óbvios. Em um processo de triagem de CV’s o profissional recebe em média mais de 100 e-mails por vaga/dia então a triagem já começa pela apresentação do e-mail, pelo assunto mencionado, da maneira que foi solicitado na descrição da vaga, se o assunto está fora do solicitado já um ponto de desclassificação, evitando assim que o recrutador não abra o seu e-mail, outro ponto que poderá arruinar a sua apresentação é o nickname.

Esse é um ponto gravíssimo usar um nickname com apelidos chulos, preconceituosos, sexy’s, entre outros.

O correto é usar um nickname adequado, mais usual e formal, como seu nome. Esse sim retrata um perfil mais adequado e já inicia uma boa empatia para iniciar a abertura do e-mail e sua leitura.


Corpo da mensagem


Após a abertura do e-mail, o profissional  iniciará a leitura do corpo da mensagem, nessa parte deverá conter uma breve apresentação do candidato, atraindo assim a leitura do CV, faça um bom marketing pessoal “vendendo” todo o seu potencial, suas competências, habilidades e atitudes, o famoso CHÁ do RH.

Não se deve, de modo algum, fazer “desabafos” de modo desesperados e apelativos implorando pela vaga em questão, pois nesse caso você já perdeu a oportunidade do seu CV ser lido.

Por mais que seja desesperador estar desempregado, não faça esse tipo de apelo, tente manter-se equilibrado e tranquilo.

Mantenha as informações sempre atualizadas, revise seu resumo de qualificações, para a vaga em questão, tente fazer um CV especifico para cada vaga que enviar, assim você aumenta as suas chances de ser chamado para uma entrevista e tenha certeza que as informações enviadas estão corretas e são as solicitadas pelo recrutador.

Não use um CV padrão, o mesmo, para enviar para todas as vagas. Imagine só a mesma pessoa receber seu CV algumas vezes, para vagas diferentes sem nenhuma informação diferente. É muito chato, não é mesmo?

Analise a vaga, faça um auto estudo veja se você não exerceu outras atividades relacionadas a essa vaga, seja crítico de si mesmo e não faça nada por impulso.

Caso não saiba como fazer isso tudo sozinho, busque ajuda de um profissional para te orientar.



* Apelido. Usado para identificação de usuários na internet.


Lúcia Renata 
luciarenata@rhnetworking.com.br


Consultora de RH – Coach Aconselhamento de Carreira.

Formada em Administração de Recursos Humanos e Coach/Mentora – HoloMentoring-ISOR, especialista em Carreira vocacional, transacional e empregabilidade, atuando como facilitadora do desenvolvimento de pessoas, no âmbito pessoal e profissional com processos de autoconhecimento para a aprendizagem do saber e saber fazer, tornando suas habilidades em competências e atitudes funcionais para um mercado de trabalho altamente competitivo e em constante movimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Estou endividado, e agora?

Cynthia Aguiar Recentemente assistindo a um programa de TV, fizeram a seguinte pergunta a um consultor financeiro. “Sou considerada uma endividada mesmo pagando todas as minhas contas em dia?” Em tempos de crise o fantasma do endividamento tem preocupado milhares de famílias pelo Brasil afora, porém vamos a análise da pergunta. Primeiramente o que é ser endividado. Segundo o dicionário Aurélio “endividar” significa ato ou efeito de endividar ou de se endividar, encher-se de dívidas, contrair obrigações. Isso mesmo, por mais que suas dívidas entejam sendo pagas no tempo certo, o fato de possuí-las ou contraí-las o torna um endividado. Calma, que isso também não é o fim do mundo. Desde que você saiba controlar suas dívidas. E como fazer isso? Você pode não acreditar, mas existe toda uma sistemática por trás do ato de consumir.  Então antes de comprar ou consumir algo faça as seguintes perguntas a si mesmo. 1º) Eu preciso? É prioridade no momento? Se não, espera um ...

Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços?

Cyntia Aguiar Em tempos de crise a administração do orçamento doméstico tem se tornado um verdadeiro malabarismo. Um tal de tira daqui, espreme ali e economiza acolá, mas chega uma hora que não sabemos mais aonde economizar. E é aí que eu te pergunto: Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços? Primeiramente, pacote de serviço é tudo aquilo que adquirimos no dia a dia não sendo enquadrado como bens materiais, sejam eles móveis ou imóveis, consumíveis ou não, que adquirimos em forma de prestação de serviço, exemplo: conta de telefone fixo ou móvel, TV a cabo, serviços bancários, lavanderia, diarista, etc. Conta de água e luz não são considerados serviços, pois algo foi comprado, porém o serviço de transmissão de energia e de saneamento estão embutidos nas contas. Mas como reverter essa situação a seu favor? Ou seja, como fazer essas empresas de serviços trabalhar a nosso favor? Não se esqueça que nosso País está atravessando um período de cautela econômico-...