Pular para o conteúdo principal

A importância da presença nos primeiros meses

Rachel Amâncio

"O período de experiência é um momento de validação da escolha tanto da empresa como do profissional, portanto lembre-se que estar presente e se fazer presente são dicas que podem auxiliar na sua aprovação dos 90 dias."

Vale a pena relembrar que quando uma pessoa é contratada em uma empresa de forma CLT, ou seja, com registro na carteira de trabalho, é permitido por lei que a empresa cite um período de experiencia que essa pessoa precisa passar para validar ou não que foi feita uma boa contratação. Muitas vezes, esse período são 90 dias sendo divididos em 2 periodos de 45 dias, mas existem outros formatos, 60 dias mais 30, e por ai vai. Por isso uma dica importante é sempre verificar esse item na sua carteira e contrato de trabalho. 
Esse período é bastante importante para você e para a empresa, por isso atente-se em sempre estar presente e se fazer presente.

    Estar presente significa evitar ao máximo faltas, essas devem acontecer somente em casos grave. Se fazer presente significa a empresa perceber que você está ali fazendo a diferença na conquista de seus objetivos empresariais.
Alguns gestores não veem com bons olhos as ausências, faltas no trabalho principalmente no período de experiência. Sabe-se, claro, que imprevistos acontecem e muitas vezes a falta é necessária. Para esses casos é necessário explicar a situação para o seu gestor e avisar o mais rápido possível para que consiga demonstrar responsabilidade e interesse no trabalho. Do contrário, se a falta poder ser evitada, evite.
O período de experiência é um momento de validação da escolha tanto da empresa como do profissional, portanto lembre-se que estar presente e se fazer presente são dicas que podem auxiliar na sua aprovação dos 90 dias.

Rachel Amancio
Contato: inspirar.acao@gmail.com
Rachel Amancio, Psicóloga e com MBA em Recursos Humanos. Há mais de 10 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais na área de Gestão de Pessoas





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Estou endividado, e agora?

Cynthia Aguiar Recentemente assistindo a um programa de TV, fizeram a seguinte pergunta a um consultor financeiro. “Sou considerada uma endividada mesmo pagando todas as minhas contas em dia?” Em tempos de crise o fantasma do endividamento tem preocupado milhares de famílias pelo Brasil afora, porém vamos a análise da pergunta. Primeiramente o que é ser endividado. Segundo o dicionário Aurélio “endividar” significa ato ou efeito de endividar ou de se endividar, encher-se de dívidas, contrair obrigações. Isso mesmo, por mais que suas dívidas entejam sendo pagas no tempo certo, o fato de possuí-las ou contraí-las o torna um endividado. Calma, que isso também não é o fim do mundo. Desde que você saiba controlar suas dívidas. E como fazer isso? Você pode não acreditar, mas existe toda uma sistemática por trás do ato de consumir.  Então antes de comprar ou consumir algo faça as seguintes perguntas a si mesmo. 1º) Eu preciso? É prioridade no momento? Se não, espera um ...

Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços?

Cyntia Aguiar Em tempos de crise a administração do orçamento doméstico tem se tornado um verdadeiro malabarismo. Um tal de tira daqui, espreme ali e economiza acolá, mas chega uma hora que não sabemos mais aonde economizar. E é aí que eu te pergunto: Você sabe o quanto gasta com seus pacotes de serviços? Primeiramente, pacote de serviço é tudo aquilo que adquirimos no dia a dia não sendo enquadrado como bens materiais, sejam eles móveis ou imóveis, consumíveis ou não, que adquirimos em forma de prestação de serviço, exemplo: conta de telefone fixo ou móvel, TV a cabo, serviços bancários, lavanderia, diarista, etc. Conta de água e luz não são considerados serviços, pois algo foi comprado, porém o serviço de transmissão de energia e de saneamento estão embutidos nas contas. Mas como reverter essa situação a seu favor? Ou seja, como fazer essas empresas de serviços trabalhar a nosso favor? Não se esqueça que nosso País está atravessando um período de cautela econômico-...