Rachel Amâncio |
Muitos confudem o
significado dessas duas palavras, então, vou começar esse artigo explicando a
diferença entre elas de forma mais simplificada. Empatia é quando você se
coloca no lugar do outro para entender profundamente o que ele está se dizendo,
porém sem se envolver afetivamente com o mesmo. Simpatia é quando você é
agradável e gentil com alguém.
Considerando essa
explicação, vou exemplificar através de dicas como é e como deve agir com esses
dois conceitos nos primeiros dias de trabalho. Então vamos lá:
- Ser simpático é algo
bastante importante nos primeiros dias de trabalho. Isso facilita a aproximação
das pessoas e a estabelecer relações.
- Ser empático
significa saber ouvir o outro com atenção e cuidado devido. Colocar-se no lugar
dele e oferecer ajuda na medida do possível.
- Ser simpático é ser
alguém que não fica de cara fechada, fala bom dia/boa tarde/boa noite para as
pessoas que encontram nos corredores, mesmo sem conhecê-las por ser novo na
empresa.
- Ser empático é estar
disponível e aberto a compreender o colega de trabalho, subordinado ou gestor
sem pré julgamentos e verdadeira vontade de colaborar.
É importante dizer que
ser tímido não é o oposto de simpático, muito menos de empático. Portanto
extroversão não necessariamente tem a ver com simpatia. Facilita em algum
sentido mas não é mandatório.
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Imagem: Canal20.tv |
Cada vez mais as
empresas tem buscado pessoas que tenham habilidades e competências voltadas as
pessoas de uma forma geral e empatia tem sido uma característica muito constante.
Por isso, reflita sobre essa diferença de conceitos e se, na sua vida pessoal e
profissional você tem sido verdadeiramente empático com as pessoas que o
cercam.
Lembre-se nos
primeiros 90, 180, 360 dias de empresa e em todos os outros desenvolver a empatia
provavelmente lhe trará mais chances de criar fortes vínculos. Pense nisso!
Rachel Amancio, Psicóloga e com MBA em Recursos Humanos. Há mais de 10 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais na área de Gestão de Pessoas.
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