Pular para o conteúdo principal

Boas práticas para um bom começo


Rachel Amancio

O processo de integração em uma nova empresa se dá por diversas formas. Muitas empresas optam por um programa que contem um treinamento da área de RH, treinamento com o gestor da área ou um par e dependendo do tipo de empresa, se for indústria por exemplo possui integração com a área de Qualidade, Segurança do trabalho e por aí vai. Cada uma tem o seu formato customizado.
Tudo isso é elaborado para que o novo empregado conheça das regras, valores, cultura e atividades para o seu cargo. É uma forma de deixar a pessoa ciente de “tudo” ou quase tudo no primeiro dia de trabalho. Isso sem dúvida é algo muito importante e necessário.
Aqui vai uma dica: se você ingressou em uma empresa, seja ela o segmento e tamanho que for, que não tenha um programa de integração, converse com o seu líder/gestor e faça algumas perguntas que achar importantes e a principal que não pode faltar é: Possui um código de conduta? Mesmo que não seja algo impresso formal, mas algumas regras básicas para cumprir no trabalho.
Caso a empresa que você entre já tenha um programa, ótimo! Um passo dado! Mas o que quero chamar a atenção aqui é que esse programa, apesar de ser importante e necessário, não é suficiente pois a real integração acontece além do primeiro dia de trabalho sendo que pode até durar 1 ou 2 meses, dependendo assim de uma série de fatores.
Então lembre-se de absorver ao máximo as informações dos treinamentos e memorizar o nome das pessoas apresentadas no primeiro dia, na integração, mas faça você mesmo nesse início, boas práticas para um bom começo e consequentemente uma boa adaptação ao novo trabalho e trilha de sucesso.

Rachel Amancio, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos. 
e-mail: inspirar.acao@gmail.com 
br.linkedin.com/in/rachelamancio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já tem perfil no Linkedin?

Kelly Gabelhere " Quanto maior for a sua interatividade na rede, mais visibilidade o seu perfil terá para os Recrutadores e possíveis futuros chefes. Pense na mesma lógica das outras redes sociais que conhecemos: quem não é visto, não é lembrado."   O Linkedin é hoje a maior rede social com objetivos profissionais que se tem disponível na internet. É como um currículo online ou, por que não dizer, é um Facebook das relações de trabalho. Como Recrutadora, já trabalho com o Linkedin há alguns anos e até hoje eu ouço um comentário recorrente: “o Linkedin só serve para pessoas com cargos de chefia e executivos.” É bem verdade que nos primeiros anos do Linkedin no Brasil era perceptível uma forte presença de profissionais com cargos de liderança. Mas aos poucos a novidade foi se espalhando para públicos mais diversificados. De Estagiários a Diretores, passando por todas as variações hierárquicas possíveis, profissionais liberais, freelancers, todo mundo está tratand...

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Um rumo, uma decisão importante!

Rachel Amâncio Um rumo, uma decisão importante!  "Use o tempo que for necessário para decidir, não faça com que o tempo seja um dificultador e sim um colaborador ao processo" Por mais que não pareça todos os dias tomamos decisões de menor e maior complexidade. Desde o momento em decidimos se vamos mesmo levantar da cama quando o despertador toca ou se vamos colocar mais 5 minutinhos, escolha se vai tomar banho ou não, se vai lavar o cabelo ou não porque já está em cima da hora, qual tipo de roupa vai escolher para o dia, se vai tomar o ônibus cheio mesmo ou se vai esperar o próximo, e por ai vai... Acredito que você não deve parar para pensar a todo momento as decisões que toma ao longo do dia, mas acredite são várias. Conforme vamos amadurecendo, e essa não e uma atividade fácil nem indolor, temos que tomar mais decisões além desses exemplos que citei acima. Ou seja, além de tomar as decisões simples do dia a dia, precisamos decidir qual rumo tomar p...