Pular para o conteúdo principal

Porque eu sou contra a divulgação de currículo nas redes sociais?

Lucia Renata
Diariamente vejo pessoas solicitando que seus currículos sejam divulgados em redes sociais públicas. Além disso, não ser seguro, essa atitude pode caracterizar  aos olhos do recrutador  preguiça ou comodismo e por falar em comodismo vejo quase que diariamente as pessoas publicarem seus números de telefone e ou e-mails com a seguinte mensagem estou procurando vaga X se alguém ver me avise, quase que raramente um ,por favor, no final da frase.  Sendo que a responsabilidade de procurar emprego é do próprio candidato, que precisa se dedicar a essa difícil tarefa, mas que muitas vezes a transfere a terceiros.
Será que o candidato quer mesmo trabalhar? É bom refletir.
Minha dica é: se dediquem mais, capacitem-se mais, preparem-se mais e não transfiram essas responsabilidades que são suas, para que outros façam.
Adoro temas polêmicos e um deles é a cultura do nosso país. Em nossa cultura, esperar coisas de graça, falta de comprometimento e interesse em corrigir nossas falhas.
Não prezarmos pela qualidade de nosso trabalho, essas atitudes são toleradas e até de certa forma incentivadas.
A diversão está em primeiro lugar nas nossas escolhas.
E não pense que sou contra diversão! Claro que não, gosto muito e defendo que precisamos de um tempo de relax pra nos recuperar de períodos de stress, mas temos que nos esforçar e batalhar pelo que é nosso, e não esperar que as coisas cheguem de forma gratuita até nós.
E por essas e outras gostaria que vocês entendessem: A capacitação, oportunidades de emprego, oportunidades de crescimento na carreira e na vida, sim, é de nossa própria responsabilidade e de mais ninguém corram atrás dos seus interesses.
Enviar um currículo para vários e-mails ao mesmo tempo, pode caracterizar SPAM, os destinatários muitas vezes nem recebem e vira uma lotérica onde  e é como acertar um alvo que nem existe.
Estamos deixando nossa profissional cair no sedentarismo. Atitude pessoal!
Trace objetivos e defina estratégias para sua vida profissional, e isso ninguém poderá fazer por você.
Analiso diariamente 20 currículos e chego à conclusão de que existem muitas pessoas com  pouco preparo para procurar emprego, e ficam frustradas quando não conseguem a vaga que almejam, chegam a colocar a culpa nos recrutadores, na presidente, na situação econômica do país, no atendente da padaria, no cobrador de ônibus, e não param para refletir o que eles próprios poderiam ter feito diferente. E nem param para refletir que o problema pode estar aí.
Reflitam muito bem antes de publicar seus dados nas mídias sociais e analisem quais são seus objetivos com isso e se essa atitude fará bem ou mal à sua imagem.
E você? Concorda ou discorda?

Lúcia Renata
Consultora de RH – Coach de Carreira http://www.rhnetworking.com.br/ 
 
Formada em Administração de Recursos Humanos e Coach, especialista em Carreira vocacional, transacional e empregabilidade, atuando como facilitadora do desenvolvimento de pessoas, no âmbito pessoal e profissional com processos de autoconhecimento para a aprendizagem do saber e saber fazer, tornando suas competências em habilidades e atitudes funcionais para um mercado de trabalho altamente competitivo  e em constante movimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já tem perfil no Linkedin?

Kelly Gabelhere " Quanto maior for a sua interatividade na rede, mais visibilidade o seu perfil terá para os Recrutadores e possíveis futuros chefes. Pense na mesma lógica das outras redes sociais que conhecemos: quem não é visto, não é lembrado."   O Linkedin é hoje a maior rede social com objetivos profissionais que se tem disponível na internet. É como um currículo online ou, por que não dizer, é um Facebook das relações de trabalho. Como Recrutadora, já trabalho com o Linkedin há alguns anos e até hoje eu ouço um comentário recorrente: “o Linkedin só serve para pessoas com cargos de chefia e executivos.” É bem verdade que nos primeiros anos do Linkedin no Brasil era perceptível uma forte presença de profissionais com cargos de liderança. Mas aos poucos a novidade foi se espalhando para públicos mais diversificados. De Estagiários a Diretores, passando por todas as variações hierárquicas possíveis, profissionais liberais, freelancers, todo mundo está tratand...

Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Boa noite queridos! Depois de um tempo de pausa, estamos voltando com um foco diferente, um pouco mais voltado para o empreendorismo e incentivo pessoal. Com este novo foco, vamos falar de tudo um pouco: carreira, estudos, vida pessoal, planejamento de vida, objetivos, etc. De uma maneira muito mais ampla, queremos te ajudar a sair da zona de conforto e ousar dar um passo maior, ousar ir além do que jamais foi e pra isso, vamos trazer dicas, livros e depoimento de pessoas que fizeram isso antes de nós e sabem o caminho das pedras.  Ousar, ir mais longe, decidir mudar, são decisões muito difíceis de se tomar sozinho e é por isso que estamos aqui. Além de falar, queremos também te ouvir e quem sabe sua dificuldade é também a dificuldade de alguém? quem sabe se você compartilhar sua dúvida, encoraja outras pessoas e fazerem o mesmo? Tá com medo? Vem! Acha que não dá? Tenta! Vá com calma, mas vá! Pra voltar às atividades, trouxemos um vídeo de um canal do You Tube chamado - Seja Uma ...

Um rumo, uma decisão importante!

Rachel Amâncio Um rumo, uma decisão importante!  "Use o tempo que for necessário para decidir, não faça com que o tempo seja um dificultador e sim um colaborador ao processo" Por mais que não pareça todos os dias tomamos decisões de menor e maior complexidade. Desde o momento em decidimos se vamos mesmo levantar da cama quando o despertador toca ou se vamos colocar mais 5 minutinhos, escolha se vai tomar banho ou não, se vai lavar o cabelo ou não porque já está em cima da hora, qual tipo de roupa vai escolher para o dia, se vai tomar o ônibus cheio mesmo ou se vai esperar o próximo, e por ai vai... Acredito que você não deve parar para pensar a todo momento as decisões que toma ao longo do dia, mas acredite são várias. Conforme vamos amadurecendo, e essa não e uma atividade fácil nem indolor, temos que tomar mais decisões além desses exemplos que citei acima. Ou seja, além de tomar as decisões simples do dia a dia, precisamos decidir qual rumo tomar p...